Aconteceu na semana que passou (17), em Jaguaruna, a audiência pública que debateu a extensão da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, reunindo mais de duas mil pessoas. O encontro contou com a participação ativa de lideranças políticas, comunitárias e empresariais da região. O presidente da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), Alexsandro da Cruz Barbosa, participou do encontro representando as Associações Empresariais do Sul do Estado.
Em sua fala, o presidente da ACIT, entidade que faz parte do Conselho da APA, destacou os impactos da atual delimitação para o desenvolvimento econômico da região e a insegurança jurídica enfrentada por empreendedores, moradores e investidores. "Somos favoráveis ao desenvolvimento sustentável, sem comprometer o direito das famílias à moradia digna, os investimentos e impeça o progresso de municípios inteiros”, afirmou.
Em nome das entidades empresariais do Sul, Alexsandro defendeu a urgência da revisão do zoneamento da APA e o apoio ao Projeto de Lei apresentado pela deputada Geovânia de Sá, que propõe uma readequação dos limites da área protegida. “O setor produtivo está comprometido com o diálogo e com a preservação, mas é preciso que haja equilíbrio e bom senso. Hoje, o atual contexto impacta diretamente o crescimento planejado e o desenvolvimento sustentável. Por isso, apoiamos essa mobilização em busca de uma solução legal que concilie proteção ambiental e qualidade de vida para nossa população”, concluiu.
A manifestação reforça o posicionamento conjunto das associações empresariais da região Sul, que seguem buscando caminhos que garantam segurança jurídica, sustentabilidade e crescimento para os municípios envolvidos.
Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC01274JP)
(48) 98848-1462